NOSSOS PRODUTOS

 

Agaricus Bisporus (Champignon)
 


A CG Compostagem produz composto inoculado de Agaricus Bisporus(Champignon) com formulação própria em sacos plásticos de 8 a 15 quilos.
Esse mesmo composto também pode ser inoculado com micélio de Portobello, caso haja interesse.

O Cultivo

Cultivo artesanal
 

   


O cultivo pode ser praticado de forma artesanal por pequenos proprietários rurais em um espaço relativamente pequeno, como boa opção para agricultura familiar.
Nesse caso podem-se usar construções simples sem nenhum tipo de controle de clima desde que, se cultive somente durante os meses com temperaturas mais amenas entre Março e Outubro.
Nos períodos mais quente do ano pode-se substituir o Champignon por outra variedade de cogumelos mais resistente ao calor como o Shimeji  por exemplo, fazendo uso do mesmo espaço.
Nesse tipo de cultivo os ciclos de produção são geralmente mais longos, pois estão sujeitos as condições climáticas. 
Essa é uma alternativa ideal para quem está iniciando, pois exige baixo investimento e permite um aprendizado no manejo da cultura ao mesmo tempo em que gera um rendimento.
Posteriormente pode-se optar por um cultivo mais moderno com controle de ambiente.
Vale ressaltar que, grande parte do cogumelo produzido no Brasil ainda é cultivado dessa maneira.

Cultivo Climatizado



Nos cultivos climatizados utilizam-se equipamentos de refrigeração e aquecimento para gerar as condições de clima ideal para incubação e frutificação do cogumelo.
Para isso é necessário um galpão hermético com isolamento térmico e ventilação.
No  cultivo climatizado o produtor exerce um controle sobre a produção aplicando a temperatura e as demais condições favoráveis de acordo com a fase de produção.
Nesse tipo de instalação pode-se produzir durante o ano todo e os ciclos de produção são bem mais curtos do que em condições naturais.
Vale ressaltar que, para que funcione bem um cultivo climatizado tem que primar pela higiene, ter equipamentos adequados e pessoal treinado para usá-los.

 

Shimeji

 



O Shimeji é a variedade de cogumelos que tem ampliado muito seu mercado nos últimos anos, este cogumelo caiu no gosto dos brasileiros e vem aumentando seu consumo ano a ano.
Na verdade, o Shimeji “branco” como passou a ser chamado no Brasil, é uma variedade do Pleurotus que colhido em estagio precoce é muito parecido com o Shimeji  tradicional.
O Shimeji branco é de fácil manejo, exigindo instalações bem simples e pouca mão de obra comparado a outros tipos de cogumelos.
Isso faz dele um produto rentável e ideal para pequenos produtores e agricultura familiar.
O Shimeji pode ser cultivado ao longo de todo ano, mesmo em instalações sem climatização.
A CG Compostagem desenvolveu uma formulação de composto para Shimeji pasteurizado a base de bagaço de cana e palhas, associado a uma linhagem de semente específica, que resulta num produto de preço bastante acessível e uma ótima produtividade.
Ideal para pequenos produtores que não tem estrutura própria para produção de composto ou até mesmo aqueles que preferem se livrar dessa etapa do processo.



Blazei


Agaricus Blazei (Cogumelo do Sol)

 

 


A CG Compostagem produz composto de Agáricos Blazei inoculado com uma linhagem reconhecida internacionalmente como de grande princípio ativo (beta-glucana).
Esta variedade já é exportada para o Japão há mais de 15 anos respaldada em vários estudos acadêmicos realizados em universidades Japonesas.
O Composto é vendido em sacos de 7 a 15 quilos já inoculado.
A incubação é feita na propriedade do comprador sob nossa supervisão.

 

Sistemas de Plantio

Em galpões rústicos
 



O Blazei pode ser cultivado normalmente nos períodos mais quentes do ano em casas rústicas ou mesmo ao ar livre.
Em casas rústicas o cogumelo é produzido de forma  semelhante ao Agaricus Bisporus (Champignon), o composto é acomodado em sacos de 7 a 15 quilos onde passa pela incubação (cerca de 15 dias) e então recebe uma cobertura de terra e irrigação.
A frutificação começa em cerca de 20 a25 dias  após a cobertura de terra.


Cultivo ao ar livre



Ele pode também ser cultivado ao ar livre, nesse sistema são abertas valas no chão onde o composto já incubado é  enterrado e coberto com a mesma terra.
Recomenda-se nesse tipo de plantio uma cobertura com capim sobre os canteiros para manutenção de um micro clima mais adequado a frutificação o que,ocorre em cerca de 20 a 25 dias após a cobertura de terra.
Esse sistema proporciona cogumelos maiores e com um principio ativo mais elevado de acordo com análises realizadas no Japão.

A Secagem
 

A secagem é feita logo após a colheita e a lavagem do cogumelo com água.
Para isso se utilizam secadoras já existentes no mercado, ou feitas de forma artesanal.
Basta que elas tenham uma fonte de calor e circulação de ar para expelir a umidade.
Uma boa secagem leva entre 10 e 12 horas.

 

 
Telefones:
 
(11)  3531-2100
(11)  4738-0621

(11) 96399-2618

 

(11) 96399-2618

www.cgcompostagem.com.br